quinta-feira, março 22, 2012

REMO em versão Futeboleira


Continuam as “jogadas” futeboleiras no nosso Remo.
Agora com mais razão de ser já que os clubes com tradição no futebol procuram os valores da nossa modalidade para obter visibilidade e consequentemente, os frutos da promoção da imagem. O Naval 1º de Maio recrutou a Filomena Franco para as suas fileiras, o que se compreende já que este clube tem tradição no Remo e o treinador da atleta é da Figueira da Foz. Até aqui nada de espantar.
Agora o que custa mais a digerir é o interesse de um dos ditos “grandes” no Remo.
Seguindo o exemplo da Canoagem com a Joana Vasconcelos e outras modalidades amadoras em que o SLB recrutou os respectivos atletas de 1ª linha apenas para obter notoriedade, sem terem sequer local para treinar ou criarem condições de formação de valores, agora outro dito “grande” entrou na corrida na nossa modalidade recrutando dois atletas Olimpicos para as suas fileiras.
É claro que este clube ainda não é associado da FPR pelo que na convocatória para a próxima AG consta no Ponto 4 a ratificação de um novo associado – o SCP – Sporting Club de Portugal.
Segundo informação dada por este clube,”a secção não existe nem tem local de treino. Tem inscrito (ou pré-inscrito) dois atletas olímpicos cuja preparação decorre de forma independente” (sic).Ou seja, limitaram-se a recrutar dois valores do nosso Remo para tirar dividendos de imagem sem se preocuparem com o clube que os formou ou com as dificuldades que os clubes e a modalidade enfrentam para ter atletas deste nível.
A culpa não é dos atletas, que procuram na sua curta carreira tirar o maior benefício possível. É daqueles que permitem que isto seja possível, a começar pelo agente desportivo RM que procura aqui uma jogada dupla. Conseguir mais um associado-fantoche e ficar nas boas graças dos seus amigos futeboleiros. Consta que esteve por detrás do interesse do SCP (Sporting Club de Portugal) nos dois atletas.
Não quero dizer com isto que seja contra a presença dos grandes clubes portugueses na modalidade. Apenas que deveriam ser criadas regras e respeitada a formação de valores na modalidade. Cada “novo” clube deveria ter um quadro de atletas mínimo, com presença em provas oficiais nos principais escalões. Só depois poderia ser socio de pleno direito da FPR.
Agora apresentar ao Estado e ao IDP uma lista de mais de 60 clubes quando apenas 26 tem efectivamente Remo é que desvirtua a nossa triste realidade.
Agora cabe aos clubes associados da FPR aprovarem (ou não) a ratificação deste novo “clube”.

PS: Questionei o SCP sobre o nome destes dois atletas olímpicos mas não me foram fornecidos. Mas como eles não são tantos assim, facilmente se depreende de quem estamos a falar. BOA SORTE para eles nesta “aventura”.

32 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma jogada de "marketing" do fabuloso RM!
Mas o que fará isto pelo desenvolvimento e crescimento da modalidade?
Não se sensuram os atletas. De facto terão melhores condições, sobretudo financeiras, para prosseguirem o seu projecto. Condições que, em boa verdade, a FPR nunca lhes deu.
Mas pegunta-se: que sucederá quando estes valores derem por terminada a sua carreira de alto nível? Será que o SCP se tronará num clube de formação? Se assim fosse seria óptimo! Mas tenho muitas dúvidas.
Mais um "atalho" que só nos levará a trabalhos!

Anónimo disse...

isto que aqui escreveste é pura ignorancia e uma quantidade de afirmações sem fudamento que faz confusão. devias pensar antes de escrever. é que escrever para o mal e criticar só porque sim é o que mais há, aliás todos sabem. valorizar é que é dificil.

que tristeza de post.

leão disse...

A modalidade devia ter previsto estas situações, ainda por cima quando já há exemplos na canoagem.
Mas, infelizmente, a preocupação de atribuir votos aos novos associados, que são quem lhe tem garantido a vitórias nas AG,leva a que não se tenha encarado esta questão dos clubes profissionais entrarem numa modalidade amadora como é a nossa.
Um clube que não tem formação não pode ter tanta voz como um clube sem formação. Tal como um clube com um atleta não pode ter voz como um clube com 100 ou 200 atletas. Mas como sabem é isso que acontece na nossa modalidade, após aprovação dos estatutos numa AG em 2009 em que estiveram presentes todos os clubes com actividade. Se têm as vistas curtas não se venham agora queixar...

Anónimo disse...

Se essa informação for correta acho que será um grande passo para o Remo e uma boa solução para os atletas olímpicos!
Espero que no seguimento desta medida surjam outras que permitam mais atletas ter esta oportunidade!

Anónimo disse...

onde consta ou como foi encontrada essa informação do clube? SIC?

Anónimo disse...

agora tambem sou sportinguista!

Anónimo disse...

Quem vai ser o treinador? Tem formação pela FPR? Ou é o mesmo que os treina enquanto equipa nacional de 2xLM?
E este já pode acumular? Só o ex de Angola é que não pode ser treinador dum clube?
Se a coerência fosse água o rascas era um camelo de bossas vazias

Anónimo disse...

Desculpem, não criticamos os atletas???
Os primeiros ingratos para com o clube que os formou são eles mesmo, mas eles, principalmente o Fraga já mostrou o quanto é interesseiro, vejam o que têm feito com os treinadores, mesmo com aqueles que se prejudicaram pessoal e profissionalmente para os apoiar.
Será que o Sporting lhes vai dar assim tantas condições?
Já agora só uma pergunta, eles tem treinado, estagiado, competido, por isso, e como o RM é muito respeitador quanto aos regulamento, eles devem estar já inscritos na FPR, como podem (à luz do regulamento de transferencias) mudar de clube numa altura destas da época????

Anónimo disse...

Eu vou votar contra na AG. Querem remo trabalhem. O dinheiro não compra tudo.

Anónimo disse...

deixem de ser mesquinhos.

deixem a modalidade crescer.

desde quando é que alguém é obrigado a ficar num clube? desde quando éque alguém que quer mais e melhor pode ser criticado se o fizer sempre de forma honesta?

quando mudam de emprego também se cosideram mal agradecidos com a empresa que vos deu o primeiro emprego? que vos deu a primeira formação com o mundo do trabalho?

só inveja.. por isso é que a modalidade ao invés de crecer está cada vez mais pequena.

já pensaram na projeção que a modalidade pode ter, o que pode beneficiar deste crescimento?

deviam era agradecer a estes atletas todo o esforço e empenho que têm feito, que têm dado à modalidade, ao clube. bem lhes podem agradecer o trabalho árduo que mais ninguem está dispoto a fazer aparentemente, mesmo sabendo que é só invejosos à volta a desejarem que eles caiam.

deixem trabalhar quem quer trabalhar. se não querem trabalhar não impeçam quem quer de crescer.

Anónimo disse...

Podem transferir-se sim! Leia bem os regulamentos!

Se alguém pensa que a simples "compra" de atletas de topo por clubes do "futbóis" trará alguma reiiqueza ao desenvolvimento da modalidade, tire o cavalo da chuva.
É puro oportunismo e truque de marketing!

Diferente seria se esses clubes de "futbóis" investissem efectivamente no remo. Mas não é isso que está em causa.

E o RM como trambiqueiro que é viu ali mais uma forma de perpetuar o seu poder. E os clubes de remo a ver a banda a passar!

Despois dos JO de 2012 se confirmará isto!

Qt aos atletas, comprendo a intenção mas não concordo! Mas as atitudes de cada um ficarão com eles! E também não se sabe em que medida o antigo clube participou no assunto e o que eventualmente tenha obtido como contrapartida.

Marta Maranha disse...

Anónimo!??? És homenzinho para te identificares??? Eu sou a namorada do Pedro e tenho acompanhado tudo no percurso dele no remo. Vocês são todos uma cambada de frustrados que nunca chegaram a lado nenhum, ignorantes porque nunca chegaram a lado nenhum, e definitivamente não lidam nada bem com o sucesso alheio!

Anónimo disse...

O Fraga faz tanta comichão a tanta gente!! Lol é só o melhor atleta de sempre da história do Remo!!! Uiiii que isto deve ser mesmo difícil de digerir nao é Oh super super super que???? Ah isso lol

Super disse...

A todos os frustrados que anonimamente vem aqui comentar, esclareço o seguinte:
Tenho aprovado praticamente todos os comentários porque a análise ao seu conteúdo fica com quem a lê.
No entanto, ainda estou à espera do sítio ou paragrafo onde eu condene os atletas. Antes pelo contrário. Desejo-lhes a melhor das sortes. E não referi o atleta A ou B, apenas aquilo que foi transmitido pelo SCP. O que está em questão é a facilidade com que se criam clubes para servir interesses pouco claros. Se os atletas beneficiam com isso, optimo.
Mas o que está a ser prejudicado é o Remo. E contra isso não me vou calar.
Nunca leram aqui nenhum "post" acerca da vida dos clubes (excepto o meu)ou de transferências de atletas do clube A para o B.
Por isso, deixem-se de cobardias e assumam o que escrevem.

João Passos disse...

Boas!
Não vejo qual seja o grande mal do sporting ter uma vertente remo, independentemente da quantidade de atletas. Nós pertencemos a um desporto que é pouco conhecido. E temos de ter a noção disto. Que desportos é que dão nos 4 canais portugueses? hummmm... futebol, raramente atletismo... e muito pouco mais. Deixem de ser assim. Acho que pode não ser justo que se forme a criação de um clube assim, tendo em conta o regulamento. Mas apoio. Claro que apoio este novo clube. Quem me dera a mim um dia ter essa oportunidade. há muita coisa que li nos coments que não interessam. Falar sobre as condições do novo clube, treinadores, blablabla.... calem-se.. Se são alguém com voto na matéria façam no sítio indicado. As condições serão aquelas que os atletas de remo do sporting terão conhecimento. Se gostarem ficam, se não não. Para quê esta treta toda? este barulho todo? Cada um treina com as condições que tem e mais nada.... não falei da vida dos outros. cada um que olhe pela sua e intervenha do modo mais adequado. Não assim. Não aqui.

Anónimo disse...

Caro Super...tem razão, mas no fundo a actitude do Sporting é muito criticavel, alias julgo que todos os clubes deveriam votar contra a admissão porque os clubes antes de ser filiados deveriam fazer prova de real funcionamento na modalidade o que não acontece nesta situação. No entanto tambem é criticavel a actitude dos remadores que tem sido uns priviligiados em relação a outros atletas que sem culpa da miseria da Federação que temos, se tem esforçado por dar o seu nome por Portugal, não alinho nisto de coitadinhos dos atletas, parece-me uma actitude deploravel.

Anónimo disse...

Muito bonito...e depois dos JO donde vão remar ??? que fiquem la no Sporting que é um Clube muito ecletico...e ja agora podiam fazer uma pista de remo do estadio como assim aquilo esta as moscas, bem e essa de ser o melhor atleta de todos os tempos...vamos ver se se confirma nos JO, mas como agora representão um clube perdedor...vamos ver...os melhores desejos para a final B

lagarto lagarto disse...

O que está em causa não é o interesse dos atletas, são livres de fazer as suas escolhas. Sucesso todos lhes desejamos que bem merecem, trabalharam e trabalham como poucos atletas trabalham em Portugal (e nem estou a falar do remo mas sim de todas as modalidades).
O que está em causa é o interesse da modalidade. A canoagem já era uma modalidade bem à frente do remo quando os clubes profissionais se lembraram de contratar alguns atletas. O dinheiro que gastam com esses atletas para eles são migalhas, mas levam os melhores atletas aos clubes que os formaram. E quando isto começa a meter dinheiro já a coisa é diferente de uma troca de clube porque estamos fartos do treinador ou achamos que temos melhores condições no clube do lado.
Mas ninguém pense que a vinda destes clubes traga muito à modalidade. Ou alguém se lembra de ver na TV os atletas de canoagem do Sporting ou Benfica? Eu não me lembro, nem TV nem jornais. Aqui está o mediatismo que isto pode trazer à modalidade.
Se não for para mais nada, ao menos que sirva para os 2 olímpicos terem melhores condições para trabalhar... Mais uma vez: bem merecem!

PS: não leio no post do super nenhuma crítica aos atletas. Haverá por aí quem me possa ajudar a encontrá-la?

Anónimo disse...

A diferença está entre contribuir para o desenvolvimento do remo (iniciado, juvenil, junior, senior, veterano,....) ou servir-se do remo.
No desporto não vale tudo!
O problema é que neste momento no nosso remo nacional á pessoas a mais a querem servir-se do remo e muito poucas a contribuir para o seu desenvolvimento.
(...)

Jose Silva disse...

na minha opinião os atletas de alta competição não podem ir pelo interesse do desporto, pelo politicamente correcto, etc. Eles têm de procurar as melhores condições e ponto! 1 ano, 1 mês ou 1 dia é muito importante.

Anónimo disse...

O SCP não procurou o 2xhpl olimpico para intregarem as suas fileiras, mas sim os atletas, inclusive foram ao SLB, por isso não podemos criticar os clubes de terem notoridade, porque os atletas tambem vão atras do dinheiro senão ficavam o Sport

Anónimo disse...

No fundo estamos todos de acordo.
Os Atletas nesta historia fizeram o seu papel. Vejamos se a FPR faz o seu e obriga o Sporting a apostar na modalidade e a contribuir para o seu desenvolvimento.

Anónimo disse...

"porque os atletas tambem vão atras do dinheiro senão ficavam o Sport" - mas alguém come de graça e não paga renda e vive sem dinheiro?? desde quando é que querer melhores condições de trabalho é algo a ser contestado??

é que se sim, ok, comentário válido. se não vão mas é treinar!! vocês sabem lá o que é preciso para se chegar onde eles chegam...

força fragamendes!!!

Pedro Ramos disse...

Caros Anónimos, vocês falam da mesquinhez do vosso umbigo e da mediocridade dos interesses dos vossos Clubes! Como é que alguém tem coragem de escrever o que escreveram aqui do Fraga, deviam ter mais respeito por aqueles que colocaram o nome do remo Português no mais alto patamar...Infelizmente poucos o reconhecem, em vez de os criticarem deviam era apoiá-los mais e criar condições para quem realmente interessa os ATLETAS! À dirigentes (da velha guarda) que tem "urticaria" quando se fala em atribuir subsídios/apoios aos atletas mas não tem problema algum em gastar valores equivalentes em jantares e almoços de "confraternização".....Força Pedro e Nuno! Se precisarem do meu apoio já sabem que podem sempre contar.....porque o que interessa realmente são vocês!

Anónimo disse...

O Fraga é de facto o melhor atleta de remo de sempre, em Portugal. Senão vejamos: dois apuramentos Olímpicos (com o Nuno), além das classificações em campeonatos do mundo (de sub 23), em europeus, mais os títulos nacionais (é certo que não tem tantos como o Mina - que foi convidado, juntamente com o resto da sua equipa de 4-HPL a participar nos jogos de '96 por desistência do Egito), mais os sucessivos recordes de indoor (relembro que é um atleta ligeiro). É graças à atitude e perseverança destes dois grandes atletas que o remo o remo português (ou o que resta dele) tem alguma visibilidade junto da FISA, porque se assim não fosse, decerto o nosso país seria uma qualquer província espanhola (como nos considera grande parte do povo americano). Deixa-os falar Marta. São todos doridos, e não só dos cotovelos.
A história continuará a ser escrita por estes dois colossos do remo português.
Venham os JOGOS 2012! ELES JÁ LÁ ESTÃO!
FELICIDADES!!!!!!!

NEM VALE A PENA IDENTIFICAR-ME...

Paulo Fernandes disse...

O problema não é o Pedro e Nuno mudarem de clube. O problema é não haver mais nenhum atleta em Portugal em condições de fazer estas mudanças. O resto são distracções.

Anónimo disse...

Este é um comentário propositadamente fora de contexto.

A mim à pouquissimo tempo disseram-me: o clube so vai evoluir quando deixar de haver certas posturas adotadas por alguns.

Penso que o mesmo se aplica ao remo nacional e à FPR.
alguns treinadores de esquina que so sabem mandar bitaites e promover a descaracterizaçao do remo, precisam de se ir embora, pereceber que tudo mudou e que isto precisa de sangue novo.

apoio a nossa dupla olímpica.
apoio o fato de quererem provas que mostrem que o SCP seja um clube digno de entrar no nosso mundo.

mas mesmo que ofereçam um contrato à nossa dupla, o que vai acontecer???

a nossa dupla vai continuar a ganhar.

João fernandes disse...

Somos portugueses e basta e o tuga é um invejoso de primeira.
Se duvidas houvesse do valor destes dois remadores isso ficou claro com a primeira qualificação para os JO, o resto é história conhecida... ainda não apareceu ninguém melhor que estes dois.
Então onde está o problema em procurarem mais visibilidade, mais apoio, financeiro, que estas coisas da alta competição custa dinheiro?
Quantos clubes nacionais de remo têm condições financeiras para ter esta equipa ao mais alto nivel?
Têm dinheiro para os estágios, avaliações, deslocações e ainda lhes pagar um ordenado?
O problema é que o gajo que os clubes mantêm a mandar, sim mandar no remo está a acabar com ele a um ritmo impressionante e os clubes deixam.
Só lamento que clubes como os grandes do futebol, com mais capacidade financeira não peguem em alguns atletas que estão em alguns clubes e lhes proporcione condições de representar o remo nacional e que eles possam ser aproveitados em todo o seu potencial, em vez disso pegaram nos dois unicos que temos... os outros continuam a brincar ao remo com esta federação que prefere gastar dinheiro em folclore e menos onde interessa.
Os clubes é que mandam no remo e não o comediante baixote em que votaram, por isso não critiquem, tirem-no de lá...

Luis disse...

Bom, não posso deixar de comentar, mais uma vez há um tema e o motivo só podia ser um os únicos verdadeiros remadores portugueses.
Isto levanta algumas questões de base que revela a mais pura, se quisermos ignorância, dos factos que nem vou comentar porque acho que deve faltar alguma informação e uma verdadeira fonte credível. Relativamente ao Super, podias ser menos impulsivo, conheço-te há algum tempo para saber o que te vai na alma mas as vezes tornar publico algo com uma determinada direção pode ter resultados colaterais que nem te apercebes.
Relativamente à modalidade, que não é de ninguém de direito, é demasiado carente para não poder aceitar seja qual for a possibilidade de publicidade. Formação? Quem está preocupado com isso só se for o clube deles, quanto a isto vamos la ver, quem lhes deu formação, ajuda, abrigo? Bem 1 foi o Sport o outro em parte o fluvial, e o que eles deram em retorno? Bom, pode parecer impossível mas no sport devem andar uns 70 atletas federados, o Pedro chegou a andar no Sport com 3 outros colegas... Com o exemplo destes dois colegas destes 70 - 50 são menores de 21 anos que davam tudo para um dia serem como os olímpicos, ate só mesmo ir no barco com eles, ... Retorno, impossível de contabilizar mas esta a vista.
Palmarés? Bem, o Sport tinha meia dúzia de títulos ate atletas como o Pedro ou o Nuno chegarem ao clube, houve outros bons mas que não tiveram um pai como o pedro, um pai como o nuno, o acreditar de uns amigos....(eduardo, rob, um jorge, um rocha, um mark e muitos outros) e claro não tinham aquilo que lhes vai na cabeça que essa mentalidade é única.
Transferências? Dinheiros? Aqui ninguém é santo.... o SCC e o CNIDH tinham apoios camarários muito superiores aos outros clubes, o SCC chegou a ter remadores espanhóis e quem se importou com isso, os remadores do SCC chegaram a ter ajudas da camara por representarem o clube(ate poderia ser redução de horário, mas tinham) e os outros com os seus recursos lutavam e as vezes ate lhes ganhavam, onde esta o mal?
Vi recentemente o posto náutico do CNIDH e encheu-me de orgulho ver aquelas condições, andaram 10anos ou mais a reunir esforços e conseguiram, se andassem os clubes dos futebois nestas andanças como já anda a AAC, Naval 1°Maio, não será que a modalidade não estava melhor?
Aos mais novos, só deixo um apelo é que quem gosta de desporto, o tente fazer, se gosta da dupla que apoie porque ao nível deles, tudo é pouco.
Aos que querem ascender aqueles voos, treinem! Porque a divisão a que eles chegaram esta muito longe do alcance de 1 ou 2 gerações, a não ser que cheguem talentos, mas esta crise é muito mais que financeira é moral!
À federação deixo os meus parabéns por tentar conseguir alargar o mediatismo e o envolvimento da sociedade.
Ao desporto ou a modalidade, não existe uma relativa modalidade!, existem uns quantos que brincam a comprar uns Ferrari e destroem-nos nos rios portugueses, na minha opinião devia-se mudar a mentalidade de uma vez, primeiro formar as pessoas desportivamente, depois fazer umas provas só depois ir ao nível de regatas... o problema é que pensamos que as regatas é que é bom..... e pensam que as da malta que rema em Portugal é comparável ao que o Fraga e o Mendes fazem....

Agora se o SCP lhes pode dar o que nunca tiveram em troca da imagem, força que o que faz falta é imagem, sempre é melhor isso que vão remar por outro pais ou que parem!

Força Pedro e Nuno.

Anónimo disse...

Pois, vamos ver o que acontece.
Será que vamos ver o 2x a correr de verde e branco nos nacionais, eheh teria a sua piada.

Parece.me que o Fraga e o Mendes já não devem nada aos clubes, ja alcançaram muito para pagar as "dividas da formação".

No entanto tambem tenho duvidas sobre o efeito real da entrada de um clube como o sporting no pequeno mundo do remo, mas veremos (ou não).

O que interessa é o sucesso do 2x. Portanto, boa sorte!!

P.S. Neste espaço fala.-se muito e choca-se muito, as vezes dizem-se coisas que nem todos concordamos. Mas ainda bem que assim é.

LISBOA

Anónimo disse...

Mais um faz-de-conta.

Passamos a vida a querer ir por atalhos.

Mas, como diz o ditado: quem se mete em atalhos mete-se em trabalhos.

Não é por aqui, por esta encenação efémera que o remo se afirmará.

Essa é que é a questão. O resto? É um ai que lhe dá!

Anónimo disse...

"Cada “novo” clube deveria ter um quadro de atletas mínimo, com presença em provas oficiais nos principais escalões. Só depois poderia ser socio de pleno direito da FPR."
Não percebi bem: então se participa antes de estar inscrito é legal?

O treinador pode bem ser o próprio Fraga tem N1 da fpr tanto quanto sei...